Lista de desejos
Carrinho
Fechar
Decoração

Quais são os melhores cursos de arquitetura do Brasil?

18/05/2019

Fotografia e design andam juntos com os amantes dos traçados imortalizados pelo grande arquiteto Oscar Niemeyer. Não é uma obra, mas sim um espetáculo. Você tem interesse na área? Descubra já quais são os melhores cursos de arquitetura do Brasil.

Algumas universidades nomeiam a graduação como arquitetura e urbanismo, já que o profissional da área tem a responsabilidade de cuidar para que as obras melhorem a qualidade de vida do indivíduo.

O curso de arquitetura e urbanismo ministrado nas melhores faculdades do Brasil leva o estudante a aperfeiçoar a formação artística e de desenho, cálculo, engenharia e matemática.

 

Qual é a função do arquiteto?

Para exercer a atividade profissional de arquiteto é necessário ter formação superior em um curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismode sua região.

Ele será o responsável por planejar, projetar e desenhar os espaços os espaços, sejam eles urbanos ou não, para melhorar a qualidade de vida da comunidade.

O arquiteto estuda história e meio ambiente para preservar traços culturais e integrar estes elementos nos novos projetos ou mesmo para apresentar novos conceitos.

Como é a graduação em arquitetura e urbanismo?

O curso de arquitetura e urbanismo tem duração média de cinco anos, nele o estudante de uma das melhores faculdades de arquitetura terá matérias como:

A maior parte da graduação é composta de aulas práticas e o estudante deve apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao final do curso.

 

10 melhores cursos de arquitetura do Brasil

No levantamento anual feito pelo jornal Folha de São Paulo, para elaborar o Ranking Universitário Folha (RUF), foi apontado que oito dos dez melhores cursos de arquitetura do Brasil são públicos, contra dois particulares.

A melhor graduação em arquitetura e urbanismo do país é ministrada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), seguida pela federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Veja abaixo a lista completa:

 

 

Como estudar em uma das melhores faculdades de arquitetura do Brasil?

Participar e obter uma boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das melhores chances de conseguir uma vaga nas instituições de ensino superior federais.

A nota conquistada no ENEM é requisito básico para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), processo seletivo das universidades federais brasileiras.

Se você fizer parte do perfil social atendido pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), poderá ainda usar a nota do ENEM para concorrer a uma bolsa de estudos nas melhores universidades particulares de arquitetura.

Instituições como USP e UNICAMP contam ainda com sólidos e concorridos vestibulares, o que exige mais dedicação aos candidatos que desejam ingressar nelas.

 

Inspire-se com grandes arquitetos brasileiros

Já falamos de Niemeyer, mas você seria capaz de citar ao menos cinco colaborações deste grande arquiteto?

Oscar Niemeyer é o criador dos traços de Brasília, do Parque do Ibirapuera, edifício Copan, Grande Hotel de Ouro Preto, Universidade de Haifa, Marquês de Sapucaí e Memorial da América Latina, por exemplo.

Além dele, outros arquitetos brasileiros merecem destaque. São eles:

Se você está buscando informações sobre os melhores cursos de arquitetura do Brasil para buscar inspiração, pegue os nomes apresentados acima e pesquise suas obras no Google.

São verdadeiros cartões postais que prendem a atenção de diversos turistas e, certamente, também vão te encantar.

Deixe seu comentário